Quem Somos

BRUSCOR - INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CORDAS E CADARÇOS LTDA

 
HISTÓRICO
Em 1986, um grupo de cinco amigos, participantes de movimentos sociais e de Igreja, desejando garantir sua sobrevivência, e, ao mesmo tempo, continuar com seu envolvimento social, sem represálias, resolveu criar algo novo. Não queriam repetir o modelo tradicional de exploração e mais valia, não queriam ser patrão e nem empregados. Inicialmente, produziram telas de pintura, que não deu certo por causa do Plano Cruzado. Posteriormente, em 1988, passaram para o ramo têxtil, com o surgimento da Bruscor Indústria e Comércio de Cordas e Cadarços Ltda. As dificuldades foram inúmeras, mas foram vencidas uma a uma, com garra e criatividade. O “Modelo Bruscor”, que já foi tema inclusive de teses de mestrado e doutorado, foi sendo construído sem referências em que se espelhar, pois não havia na época, outras experiências na região ou no estado com estas características. Hoje, a Bruscor tem 18 sócios, sendo cinco mulheres e treze homens.
AUTOGESTÃO - O DIFERENCIAL
Desde o início, o sistema de gestão do empreendimento pautou-se pelos princípios da autogestão, da democracia interna e da partilha igualitária. Todas as decisões são tomadas coletivamente e a organização interna é constituída de setores e equipes de trabalho, que possuem certa autonomia nas decisões cotidianas. Há rodízio entre as funções, para que haja total conhecimento de todos os processos, e não caia na rotina evitando problemas com doenças por esforço repetitivo. As retiradas são igualitárias, independentemente do grau de estudo, da função que exerce ou do tempo de empresa. O princípio básico é de que todos tenham direito a uma vida digna, sem exploração.
Na saída de um sócio, está garantido o ressarcimento de um percentual sobre tudo o que ele ajudou a adquirir com o seu trabalho.
Em momentos de crise, como a verificada em 1995, por causa do Plano Real, não há dispensa de sócios. Todos se unem, readequam os valores das retiradas, buscam alternativas coletivas para que se possa garantir o mínimo necessário para todos. Em 1996, por seu modelo de gestão, a empresa recebe o Prêmio Talentos Empreendedores, organizado pelo SEBRAE E RBS. O empreendimento participa ativamente da Rede de Economia Solidária em âmbito regional, estadual e nacional.
O ENVOLVIMENTO SOCIAL:
Todas as pessoas que fazem parte da Bruscor tem algum envolvimento nos movimentos sociais, de bairro, de igreja ou partidário. Há um entendimento de que não basta criar novas relações apenas nas relações de trabalho, mas na sociedade como um todo. A fundação do Centro de Direitos Humanos de Brusque, em 1989, teve uma importante participação de sócios da empresa, que permanecem atuantes até hoje. A partir de 1991, a Bruscor liberou uma pessoa para trabalhos comunitários e outras pessoas, de maneira pontual, conforme a necessidade e a possibilidade da empresa. Há também a parceria num trabalho realizado em espaço físico anexo ao prédio da empresa, denominado CEPOM, Centro de Educação Popular Osmar Müller, que, coordenado por membros da Bruscor e da comunidade local, desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes, como capoeira, atividades culturais e brincadeiras infantis.

TRABALHOS SOCIAIS DA BRUSCOR E DE SEUS SÓCIOS
Desde o início, a empresa primou pela participação dos sócios nos movimentos sociais, pois os 5 sócios fundadores participavam da Pastoral de Juventude, Operária e também militavam em partido político.No decorrer dos anos, a empresa foi crescendo e mais pessoas foram integradas ao quadro social da mesma, sendo que o incentivo à participação na comunidade permanecia como uma das principais características, inclusive com liberação de um sócio para desenvolver trabalho mais efetivo com as crianças da comunidade, através de aulas de música, teatro e outras atividades no espaço anexo a Bruscor, o CEPOM (Centro de Educação Popular, Osmar Müiller).A Bruscor participou através de seus sócios na fundação do CDHB (Centro de Direitos Humanos de Brusque), UBAM (União Brusquense de Associações de Moradores), movimentos de expressão na cidade, todos ainda em atividade. Hoje além da participação dos sócios, a Bruscor também participa com forma de patrocínios para, UBAM nos boletins informativos, patrocina também Associação de moradores da Rua Nova Trento na construção do centro esportivo, já em atividade, a Associação de Moradores da Rua Bulcão Viana com o carro para coleta de materiais recicláveis por um período de dois anos, com resultado deste trabalho associação conseguiu seu carro próprio para tal finalidade. A Bruscor também incentiva a educação formal e profissional dos seus sócios, sendo que todos, no mínimo, terão que ter concluído o 2º grau, para isso destina-se uma verba pré estabelecida. A Bruscor pretende manter-se nesta linha, mesmo com projeto de construção da nova sede da empresa na comunidade do Zantão. Esta comunidade também é carente nos aspectos culturais, lazer... pretendemos e temos no projeto, trabalhar junto com a comunidade para que a mesma possa evoluir coletivamente e proporcionar maior qualidade de vida principalmente para as crianças e adolescentes, incentivando através de atividades esportivas, culturais, educação, lazer... contamos para o desenvolvimento deste trabalho as nossas futuras instalações e a colaboração dos sócios.
Brusque
Renildes Comandolli
 

Endereço

Rua Maximiliano Furbringer, 544
Jardim Maluche | Brusque - SC

Contato

(47) 3351 - 0470

Empresa

Empresa

Bruscor | 2006 - 2018
Todos os direitos reservados.

 

Desenvolvimento: VirtualRoom